terça-feira, 5 de junho de 2012

Expedição Austrália - Leg#05 - cruzando o Panamá



Nessa Leg Cruzaremos o Panamá.

O Panamá é um país da América Central Continental, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica. Sua capital é a cidade do Panamá. Situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul. É dividido ao meio pelo canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico e o oceano Pacífico. A cada ano, cerca de 14 mil embarcações (5% do comércio marítimo mundial) cruzam os 82 quilômetros do canal — que passou do controle dos Estados Unidos (EUA) para o Panamá em 2000.
O Aeroporto Internacional Tocumen, próximo à Cidade do Panamá, é servido por diversas companhias aéreas, voo domésticos regulares ligam a capital a vários pontos do território.



O Briefing
DEP: Mar do Caribe nas cercanias do Aeroporto Gonzalo Mejia (SKTU), Turbo - Antioquia - Colombia 
SID: DCT NDB Turbo (TUR 352) - VOR La Palma (PML 113,1) -> VOR Taboga Island (TBG 110,00) -> VOR Bocas Del Toro (BDT 114,9) 
ARR: Mar do Caribe nas cercanias do Aeroporto Internacional Bocas del Toro "Isla Colón" (MPBO) - Bocas del Toro - Panamá 
Trip Distance: 335,3Nm
EET 2:24 h
FL 110
IAS 140kt
Suggested Fuel 6200 Lb
Date 2012 / june /07th
DEP time 21:30z
EAT 23:55z
Cmte: Marcelo 

Rota plotada no PlanG (clique para ampliar)


Relato LEG 05
ROTA: SKTU DCT TUR DCT PML B510 TBG G440 BDT DCT MPBO

Após curtir 01 dia em águas do Caribe, tinhamos que partir para nosso próximo destino. Aproveitando o tour estariamos levando mantimentos médicos para BOCAS DEL TORO no Panamá. Seria uma viagem interessante, já que aproveitariamos, caso o tempo deixasse, para visualizar o Canal do Panamá. Decolamos a partir de águas no Golfo de Urabá (Mar Caribenho) aos pés do Aerodromo de Gonzalo Mejia na Colombia exatemente as 1835UTC com previsão de chegada em Bocas del Toro no Panamá exatamente às 2118UTC. Partindo de SKTU foi um voo tranquilo, sem grandes problemas até sairmos de território Colombiano e entrarmos em território panamenho, tivemos alguns imprevistos através de ventos fortes e algumas rajadas agressivas, após mudar de nível de voo conseguimos estabilizar. Em pouco tempo estavamos avistando a ilha do STRI (Instituto Smithsonian de Investigação Tropical) e pouco depois o Canal do Panamá, visivelmente agitado de navios, como sempre.

O problema apareceu depois de bloquearmos o VOR TBG (Taboga Island), poucos minutos depois estavamos aguardando sinal do VOR de Bocas Del Toro (BDT) e nada. Após contato por rádio com o controle descobrimos que o mesmo estava com problema devido alguns raios e tivemos que ser "conduzidos" até o Aerodromo de Boca Del Toro no Panamá, apesar do tempo um pouco fechado e da formação das 3 aeronaves ter que ser mais aberta por medida de segurança, chegamos e fomos conduzidos para pouso em águas caribenhas próximo a ilha de Bocas. Antes de pousar ainda tivemos visual do Parque Nacional Marinho Isla Bastimentos, a partir daí foi só deslizar em águas cristalinas e ver a recepção dos habitantes da ilha.
Ass. Rafael Moreira

Segue as fotos dessa viagem (clique nas imagens para amplia-las):

Aqui logo após a decolagem à minha frente cerca de 03nm os companheiros lada a lado;
 Acompanhando no FSCommander o momento em que bloqueamos o VOR de La Palma (PML)

Aproximação tendo os dois comandantes à minha esquerda

 Aqui melhor aproximação com o Comandante Rafael 


 Momento em que cruzamos o Canal do Panamá

De dentro do meu cockpit avisto o Comandante dando uma conferida no Canal do Panamá à minha direita;

 Da água observo a aproximação do comandante Marcelo
 Rassante do Comandante Marcelo em sua aproximação final;
 Pouso do Comandante Rafael;

 Juntos para a foto; 

 Fim da jornada pelo Panamá

No aguardo das fotos do Comandante Rafael...

Até a próxima viagem;

Nenhum comentário:

Postar um comentário